Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Plantas & Mais

Para ter plantas não é necessário ser agricultor, basta ter valor...

Plantas & Mais

Para ter plantas não é necessário ser agricultor, basta ter valor...

07.11.20

Favas

favas.jpg

Com chouriço, à portuguesa, com entrecosto, à algarvia...

Sem dúvida que é uma óptima leguminosa independentemente de como sejam confecionadas (para quem gosta obviamente, o que é claramente o meu caso). 

Ricas em proteínas, fibra, ácido fólico/vitamina B9, zinco, potássio, manganês, ferro, fósforo, cobre, vitamina B1e vários antioxidantes. São assim excelentes aliados para a diminuição da incidência de problemas cardiovasculares, anemia, intestinais (são conhecidos os seus benefícios na prevenção do cancro do intestino), para além de serem mais valia no controlo de colestrol, diabetes e obesidade.

Com tantas vantagens aposto que já lhe apetece encher aquele canteiro que tem vazio com favas. Acertei? Possivelmente não mas aqui vão algumas dicas.

Estamos na altura ideal para a sementeira, que deverá ser feita diretamente no local definitivo. Semear a partir do Outono até á Primavera, visto ser uma planta que gosta de frio. Espaçar as sementeiras no mínimo com 25 cm e com uma profundidade de 5 cm. A colheita decorre até ao final do Verão. Esta planta precisa de algumas horas de sol direto por dia. A fava é das poucas plantas plantadas que toleram terra com salinidade. Devem ser cultivadas num solo com pH entre 6 a 6,8. 

Precisa de mais uma vantagem deste cultivo para se decidir a avançar? Então aqui vai, a fava promove uma associação com bactérias que são capazes de fixar azoto/nitrogénio na terra enriquecendo assim o solo com este elemento.

Ao nível da rega não é uma planta exigente, o solo deverá estar húmido mas sem encharcar. Antigamente as pessoas atiravam sementes para terrenos baldios e simplesmente aguardavam pela colheita tal é a baixa exigência desta planta.

Ao nível do sabor, quando cozinhadas acabadas de apanhar não têm comparação com as congeladas mas enfim, congelar é a única maneira de irmos ususfruindo delas ao longo do ano. Aqui fica uma dica para as favas que for congelar não ganhem uma coloração acastanhada. Levar uma panela com água ao lume, levantar fervura, adicionar as favas (previamente lavadas), levantar fervura e aguardar 3 minutos. Retirar as favas e passar por água fria corrente. Et voilá, é só congelar e temos favas verdinhas para todo o ano.

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub